6 verdades

NUNCA IGNORE 6 VERDADES SOBRE O “EFEITO CASCATA” DO TRAUMATISMO CRÂNIO ENCEFÁLICO LIGEIRO NAS FAMÍLIAS.

 

 

1) Traumatismo Crânio Encefálico Ligeiro não acontece com a pessoa. O Traumatismo acontece também às famílias.

2) A pessoa que vive com Traumatismo Crânio Encefálico ligeiro (lesão cerebral) é uma pessoa diferente da anterior.

3) A pessoa que vive com Traumatismo Crânio Encefálico ligeiro (lesão cerebral) muitas vezes perde o seu senso de identidade, até se ajustar ao seu novo “eu”. O processo de ajuste pode demorar até dois anos antes de “começar” a sentir-se confortável com quem ela é agora e, muitas vezes, mais tempo para aceitar o seu novo “eu”.

4) As pessoas com Traumatismo Crânio Encefálico ligeiro (lesão cerebral) sofrem com a perda do “eu”. Os membros da família e os amigos sofrem e sentem a perda da pessoa que conheciam antes da lesão cerebral. Cada pessoa sofre e sente no seu próprio caminho e tempo individual.

 

5) Uma pessoa que está num estado de “crise” pode- se tornar auto centrada, concentrar-se principalmente na sua perda pessoal e como isso afecta a sua vida. Por a perda pessoal ser tão grande, a pessoa que sofreu a lesão cerebral pode deixar de reconhecer que a família e os amigos também sofreram uma perda.  Os membros da família e os amigos podem-se sentir culpados sempre que se concentrarem nas suas perdas, no entanto a perda do sobrevivente foi muito maior.

 

6) Muitas vezes a auto estima é baseada nas nossas habilidades e realizações. Quando perdemos a nossa capacidade de “fazer”, ou quando nos atrapalhamos na maioria das coisas que tentamos fazer, sentimo-nos como fracassos. Começamos a pensar que os nossos entes queridos estariam melhor sem nós, porque não queremos ser um fardo nem um “embaraço” para eles. Esta é a nossa percepção, não a deles. Quando aprendemos a separar “quem somos” de “o que fazemos”, podemo-nos rir e aceitar as nossas falhas, em vez de nos “gozarmos” com desprezo e prejudicar a nossa auto estima.

 

 

Fonte: Viral Information Of USA
Créditos Fotografia: Movimentos e Olhares