Empatia – Traumatismo Crânio Encefálico (TCE)

E-M-P-A-T-I-A

“A empatia leva as pessoas a se ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo – amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.”

O mundo está cheio de estatísticas, de números. E são isso mesmo. Números.

Já pensaram que os números têm uma história por trás? Sem essa história eles nem existiam. O único numero que existia seria 0.

As pessoas têm de se tocar emocionalmente. Nós somos por natureza contadores de histórias. Em crianças criamos as nossas próprias histórias, certo?

Em crianças criamos, sem medo, as nossas histórias… histórias do astronauta, do cão, da menina de cabelo dourado e até do menino que caiu e se magoou. E sabem o que fazemos nessa ultima história?

Procuramos mecanismos para descobrir uma solução para o menino que caiu e acabar a história como todas as crianças querem que acabe – Feliz.

É exactamente isto que fazemos – Colocamo-nos no lugar do outro.

Somos todos tão diferentes, mas tão iguais.

Todos os textos que colocamos aqui sobre Traumatismo Crânio Encefálico Ligeiro, todas as estatísticas, todos os números, não são números. São pessoas. São cerca de  135/100.000 habitantes/ano.

13500 pessoas/ano.

Pessoas que a dada altura da vida conhecem de perto a palavra Estigma.

Estigma desumanizae humaniza quando te colocas nos sapatos do outro sem tirares as tuas meias.

 

Pensem nisso.

P.S. Dá-te permissão para contares a tua história e através dela ajudares outros a conseguirem o mesmo.

 

 

#traumatismocranioencefalico
#traumatismocraniano
#TCE
#storytelling
#traumaticbraininjury
#TBI

Imagem web autor desconhecido
Fonte RRH Neurocirurgia