IV Realidades Traumatismo Crânio Encefálico Ligeiro – TCE

  1. Afeta os teus relacionamentos

Um Traumatismo Crânio Encefálico(TCE) Ligeiro pode afetar profundamente os teus relacionamentos principalmente com os que te são mais próximos, principalmente com a tua “cara metade”.

Ao nível mais básico, os papéis podem mudar. Podes ter sido o elo forte da tua relação onde tinhas sempre um ombro forte, uma mão dada bem apertada, uma organização do dia a dia sempre bem planeada, mas durante este tempo de reabilitação tornas-te o paciente e ele torna-se o cuidador (informal).

Pequenas coisas, como comprar comida, pagar contas, responder a e-mails e várias outras tarefas do dia a dia são tratadas por ele.

Sim é uma situação difícil de passar (mas ela passa acredita). Vais sentir que nunca estiveste numa posição tão vulnerável e vais achar difícil de repente precisares de ajuda com tantas das tuas necessidades básicas.

Como falamos anteriormente, um Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) ligeiro leva uma séria e grande pitada de saúde mental. Podes ficar com “coisas” como depressão, raiva, ansiedade, irritabilidade e uma série de outras emoções negativas – às vezes, tudo num dia. Podes começar a pensar de forma completamente irracional. A janela através da qual olhas para a tua vida está completamente distorcida.

Além disso, a tua “cara metade” e os teus familiares próximos (filhos por exemplo) vão ter também o seu próprio conjunto de medos, preocupações e frustrações para trabalhar.

Tudo isso vai-se tornar uma tempestade perfeita nos teus relacionamentos. A ansiedade, a alteração de humor, a irritabilidade, a falta de tolerância para tudo, vão tirar o melhor partido da situação e torna-se quase impossível não discutir ou lutar por vários “problemas” muitas vezes insignificantes. Tudo isto provoca um desgaste na vida dos familiares e amigos.

Por tudo isto, a comunicação aberta é essencial durante todo este tempo. É normal eles não entenderem o caminho que estás a percorrer (a não ser que já tenham tido algum tipo de lesão cerebral). É de extrema importância que todos estejam envolvidos no processo de reabilitação. Um Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) ligeiro não acontece só ao individuo, acontece à família toda.