Quando a ultima gota enche o copo

Sofrer um traumatismo crânio encefálico ligeiro (TCE) enfraquece-nos física e mentalmente.
São “muitos”…
muitas alterações, muitas duvidas, muitas perguntas, muitas dores,  muitas decisões, muitos pensamentos, muito trabalho, muitas obrigações, muitas interrupções, muita ansiedade…
E  “poucos
pouca qualidade de vida, pouca fome, pouca esperança, , poucas horas de sono, pouca concentração,  pouca memoria, pouca paz interior…pouca informação e…poucas respostas.

Sofrer um Traumatismo crânio encefálico ligeiro é um desgaste a todos os níveis. É importante ter consciência de que um cérebro cansado, esgotado psicologicamente, trabalha e responde aos estímulos de outra maneira. É normal teres uma percepção mais negativa da tua realidade.

Todos nós já ouvimos aquela frase que diz: a percepção da nossa realidade depende de como vemos o copo, meio cheio ou meio vazio.

E se para além de ver, sentíssemos?

Quanto de água conseguirias aguentar se estivesses com esse copo na mão?

A cada dia que passa, percebes que está mais difícil tomar decisões, o teu humor cai e os “muitos” e “poucos” tornam-se “excessos”.

“Excessos” para a tua cabeça.

Fadiga mental e perda de energia. A sensação de esgotamento chega às vezes a um nível que é comum levantarmo-nos de manhã com a certa convicção de que não vamos conseguir lidar com a nossa reabilitação.

No fim, a gota enche o copo e o copo já está bastante cheio.

É nesse momento que tudo escapa das nossas mãos.

É preciso tomar consciência do que está a acontecer. Se não conseguimos parar sozinhos e reflectir sobre a situação (o que acontece normalmente), a melhor estratégia é pedir ajuda. Permitir ser ajudado (e não tem mal nenhum).

Permite-te.

Dá-te permissão para te reencontrares.
“Nunca é tarde para nos lembrarmos que somos feitos de pele, carne, coração e tendões psicológicos que devem ser alimentados com qualidade, descanso, tranquilidade e lazer.”

 

P.S. Às vezes basta que tudo seja igual a ontem, com o seu equilíbrio humilde e tranquilo.

 

#traumatismocranioencefalicoligeiro
#traumatismocraniano
#TCE
#braininjury
#traumaticbraininjury
#TBI
Créditos fotografia: autor desconhecido